Os hadrossauros eram um grupo de dinossauros semi bípedes, herbívoros que normalmente viviam em manadas e eram distinguidos por uma boca semelhante a um bico de pato, que no entanto este bico possuia várias fileiras de dentes ao fundo para moer os vegetais.
Muitos deles também possuiam crânios ornamentados e todos pertencem ao grande grupo de dinossauros ornitópodes, como o Iguanodon.
Muitos deles também possuiam crânios ornamentados e todos pertencem ao grande grupo de dinossauros ornitópodes, como o Iguanodon.
Na região do jurássico, os fósseis do Coritossauro foram achados em toda América do Norte, um animal de 5 toneladas que possuia uma crista redonda no topo do crânio. Uma variedade um pouco menor, com crista um pouco menos saliente foi achado nas rochas do cretáceo de Alberta, Canadá, ele foi chamado de Hipacrossauro.
Mais curiosa era crista com abas duplas do Lambeossauro das rochas do cretáceo da América do Norte.
O nome 'lagarto de crista' deu o título ao Saourolophus da América do Norte e Ásia, assim como o mais exótico de todos, o Parasaurolophos, com uma grande crista óssea que acredita-se que funcionava como um amplificador para os sons que poduzia, o que lhe valeu o apelido de 'dinossauro trombeta'.
Na América do Norte, nos afloramentos de rocha do cretáceo bandos inteiros de Anatotitand (5 toneladas) foram fossilizados e encontrados com Edmontossauros, cujo crânio parece demonstrar que ele trazia um tipo de saco nazal acima do focinho com o qual produzia sons. Alguns questionam se não seriam a mesma espécie ou até um caso de dimorfismo sexual, pois ambos eram muito parecidos.
Na mesma região, o Maiassaura era um hadrossauro com uma pequena elevação entre os olhos e que fazia elaborados ninhos no chão para seus ovos.
O ouranossauro parecia com os outros hadrossauros mas se distinguia por ter um tipo de vela nas costas.
Para saber mais sobre dinossauros, sua vida, a verdade sobre eles e sua extinção acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário