quinta-feira, 19 de julho de 2012

Terópodes

Os Terópodes eram um grande grupo de dinossauros carnívoros bípedes. Na imagem abaixo, do maior para o menor, T. Rex, Alossauro, Dilofossauro, Utahraptor, Velocirraptor e Compsognathus
O Dromeossauro ‘lagarto corredor’ de 18kgm era um perseguidor rápido, tal como o ‘ladrão veloz’, chamado de Velocirraptor Mogoliensis, achado nas camadas do cretáceo da Mongólia, tinha 80kg, 2m de comprimento armado com garras curvas de 50cm nas patas traseiras. O Utahraptor tinha 800kg e 3m de altura, sua garra curva chegava a 25cm, mas não tão grande quanto a de 35cm do Megaraptor.
Oviraptor, do cretáceo no leste da Ásia, pesava cerca de 30 kg. O Gigantoraptor, da mesma época e região, tinha 3,5m de altura e parecia uma versão gigante do Oviraptor.
Ornitomino, um onívoro de 90kg do cretáceo americano, com nome que significa ‘imitador de ave’, corria a 65km/h.
Alguns Terópodes eram ornamentados como o Cryolophossauro foi encontrado na Antárdida e tinha franjas na cabeça, como também o Dilophossauro, ‘lagarto de duas cristas’, do jurássico dos EUA. E o Carnotauro, com dois chifres sobre a cabeça e seus 3m de altura.
Com 4m de altura e 12m de comprimento o Alossauro esteve presente na América do Norte e África, caçando em bandos. Embora para alguns o Alossauro lembre um Tiranossauro, é muito diferente, tal como diz seu nome ‘lagarto diferente’. Além de menor que o T. Rex o Alo tinha protuberâncias acima dos olhos e braços grandes e fortes com três dedos.
Carnotauro
Alguns terópodes pareciam especialistas em peixes e alimento do pântano, tais como o Suchomino da África, o Irritator e o Angaturama do Brasil e o Barionix Europeu, todos semelhantes a um dos maiores predadores conhecidos, o Espinossauro, com sua vela característica nas costas e seus 17m de comprimento.
Se você realmente quer saber a realidade sobre de onde vieram e como se extinguiram os dinossauros, leia:
http://ericsondanese.blogspot.com.br/2010/05/uma-proposta-biblico-criacionista-para.html

Um comentário:

Paulo Henrique Cardoso disse...

Adorei a explicação;eu gosot muito de dinossauros!!!

Postar um comentário